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Sinalização Temporária

A sinalização temporária destina-se a prevenir os utentes da existência de obras ou obstáculos ocasionais na via pública e a transmitir as obrigações, restrições ou proibições especiais que temporariamente lhes são impostas.

ST1A - Número e sentido de vias de trânsito ST1A - Número e sentido de vias de trânsito
ST1B - Número e sentido de vias de trânsito ST1B - Número e sentido de vias de trânsito
ST1C - Número e sentido de vias de trânsito ST1C - Número e sentido de vias de trânsito
ST1D - Número e sentido de vias de trânsito ST1D - Número e sentido de vias de trânsito
ST2 - Supressão de via de trânsito ST2 - Supressão de via de trânsito
ST3 - Supressão de berma ST3 - Supressão de berma
ST4 - Desvio de via de trânsito ST4 - Desvio de via de trânsito
ST5 - Desvio para a faixa de rodagem contrária ST5 - Desvio para a faixa de rodagem contrária
ST6 - Estreitamento de via de trânsito ST6 - Estreitamento de via de trânsito
ST7 - Pré-sinalização de desvio de itinerário ST7 - Pré-sinalização de desvio de itinerário

Deve ser sempre estabelecido um desvio de itinerário quando um troço de via pública for vedado ao trânsito, quer abranja um ou dois sentidos, quer todos os veículos ou certa categoria ou tipo de veículos.

ST8A - Desvio de itinerário ST8A - Desvio de itinerário

Consiste num percurso formado por um ou vários troços de outras vias públicas que, no conjunto, evitam o troço vedado ao trânsito, devendo ser convenientemente sinalizado.

ST8B - Desvio de itinerário ST8B - Desvio de itinerário

Consiste num percurso formado por um ou vários troços de outras vias públicas que, no conjunto, evitam o troço vedado ao trânsito, devendo ser convenientemente sinalizado.

ST9 - Fim de desvio ST9 - Fim de desvio
ST10 - Circulação alternada ST10 - Circulação alternada

Quando a circulação nos dois sentidos só se possa fazer alternadamente, os utentes devem ser informados atráves deste sinal. A circulação alternada deve ser regulada por sinalização luminosa ou por operadores utilizando raquetas de sinalização.

ST11 - Trânsito sujeito a demora ST11 - Trânsito sujeito a demora
ST12 - Telefone de emergência ST12 - Telefone de emergência
ST13 - Acidente ST13 - Acidente
ST14 - Fim de obras ST14 - Fim de obras

Logo que seja possível o regresso às condições normais de circulação, deve utilizar-se a sinalização final.

ET1 - Raquetas de sinalização ET1 - Raquetas de sinalização

A utilizar na regulamentação manual do sentido de circulação, as quais devem ter uma das faces de cor verde e a outra representando o sinal proibição C1 (sentido proibido).

ET2 - Baias direccionais ET2 - Baias direccionais
ET3 - Baia de posição ET3 - Baia de posição
ET4 - Baliza de alinhamento ET4 - Baliza de alinhamento
ET5 - Balizas de posição ET5 - Balizas de posição
ET6 - Cones ET6 - Cones
ET7 - Pórticos ET7 - Pórticos

A utilizar na pré-sinalização e que indicam a altura livre limitada.

ET8 - Conjuntos de lanternas sequenciais ET8 - Conjuntos de lanternas sequenciais
ET9 - Conjuntos de lanternas sequenciais ET9 - Conjuntos de lanternas sequenciais
ET10 - Perfil móvel, de plástico ou betão ET10 - Perfil móvel, de plástico ou betão

A utilizar na sinalização de posição dos limites dos trabalhos.

ET11 - Robot ET11 - Robot
ET12 - Atrelado de balizamento ET12 - Atrelado de balizamento

A utilizar na sinalização de posição, indicando mudança brusca de direção.

ET13 - Seta luminosa ET13 - Seta luminosa

A utilizar na sinalização de posição, indicando mudança brusca de direção.