Procurar
Entrar

Reação, Travagem e Paragem

Distância de Reação, de Travagem e de Paragem

A distância de reação é a distância percorrida pelo veículo desde que o condutor vê o perigo ou obstáculo até reagir (colocar o pé no travão), é influenciada por:

  • Velocidade - quanto maior a velocidade maior será a distância percorrida
  • Tempo de Reação - quanto maior o tempo de reação maior será a distância percorrida

A distância de travagem é a distância percorrida pelo veículo desde que o condutor coloca o pé no travão até o carro parar completamente, é influenciada por:

  • Velocidade - quanto maior a velocidade maior será a distância percorrida
  • Estado da Via - se a via tiver gravilha, óleo ou outro fator que diminua a aderência maior será a distância percorrida
  • Declive da Via - quanto mais íngreme for a descida maior será a distância percorrida
  • Estado do Veículo - se tiver os pneus "carecas" ou travões em mau estado maior será a distância percorrida
  • Condições Ambientais - se houver chuva ou gelo maior será a distância percorrida

A distância de paragem é a soma das duas distâncias anteriores, é a distância percorrida pelo veículo desde que o condutor vê o perigo ou obstáculo até o carro parar completamente.

Distância de reação, travagem e paragem

Esta figura ilustra as distâncias de reação, travagem e paragem. O condutor na primeira imagem avistou o perigo, na segunda imagem colocou o pé no travão e na terceira imagem o carro parou completamente.

Tempo de Reação

O tempo de reação é o tempo que o condutor demora a reagir ao perigo ou obstáculo, em média é cerca de 1 segundo. O tempo de reação é influenciado por:

  • Álcool
  • Drogas
  • Medicamentos
  • Sonolência
  • Fadiga
  • Estado físico e psicológico do condutor
  • Idade

Notas: O tempo de reação nunca diminui, apenas pode aumentar devido aos fatores indicados acima. Não confundir com a distância de reação que pode diminuir, por exemplo se a velocidade for menor. Sempre que o tempo de reação aumentar a distância de reação também aumenta.

O seguinte vídeo explica esta matéria:

Podem consultar as fichas técnicas do IMT sobre o tempo de reação e sobre a travagem.

Distância de Segurança

A distância de segurança é distância a que circulamos do veículo da frente e que para ser eficaz deve ser uma distância que nos permita reagir e imobilizar o veículo em segurança antes do obstáculo no caso de qualquer acontecimento inesperado.

Esta distância não é fixa, altera consoante a nossa distância de paragem que é a distância que nos permite parar em segurança sem embater num obstáculo.

Questões sobre a Distância de Segurança

O IMT faz dois tipos de questão em relação à distância de segurança que geram dúvidas aos candidatos com frequência:

O que acontece

Se o condutor que transita à minha frente, diminuir a velocidade, a distância de segurança: (Questão 3633)

Neste tipo de questões o IMT pretende aferir o que acontece quando as velocidades se alteram. Imaginando dois veículos a circular a uma velocidade de 50 km/h, o veículo A é o da frente e o veículo B o que circula atrás do A:

Quando o veículo B aumenta a velocidade, passando a circular a 60 km/h, a distância de segurança do veículo B diminui pois ao circular a uma velocidade superior que o veículo da frente fica progressivamente mais perto desse veículo até a distância entre estes dois veículos ser 0 metros. O mesmo acontece se o veículo A diminuir a sua velocidade.

Quando o veículo B diminui a velocidade, passando a circular a 40 km/h, a distância de segurança do veículo B aumenta visto que ao praticar uma velocidade inferior ao veículo da frente vai progressivamente aumentando a distância entre os dois veículos. O mesmo acontece se o veículo A aumentar a sua velocidade.

Se ambos os veículos circularem à mesma velocidade, se ambos aumentarem ou diminuirem ao mesmo tempo a velocidade a distância de segurança mantém-se, visto que as suas velocidades são iguais.

Assim a resposta à questão 3633 é "Diminui".

O que deve acontecer

Nesta situação, se puder aumentar a velocidade a distância de segurança deve: (Questão 1298)

Ao contrário da questão anterior, neste tipo de questões o IMT pretende aferir o que deve acontecer quando os veículos alteram as suas velocidades. Usando o mesmo exemplo que no caso anterior:

Se o veículo A diminuir a sua velocidade o veículo B deve diminuir também a sua velocidade para a distância de segurança se manter pois como vimos anteriormente se o veículo A diminuir a velocidade e o veículo B mantiver a sua fará com que a distância entre os dois veículos diminua e consequentemente a distância de segurança diminui também.

Se o veículo B aumentar a sua velocidade a distância de segurança deve aumentar, se o veículo A não aumentar também a sua velocidade então o veículo B deve realizar uma ultrapassagem ou reduzir novamente a sua velocidade para a mesma a que circula o veículo A.

Sempre que se aumenta a velocidade a distância de segurança deve aumentar também para compensar a distância de paragem, a distância de paragem aumenta sempre que a velocidade também aumenta.

Assim a resposta à questão 1298 é "Aumentar".

Resumo

Usando o exemplo em que o veículo A é o veículo da frente e o veículo B é o veículo que circula atrás do A podemos fazer o seguinte quadro em relação à distância de segurança do veículo B:

Velocidade Veículo A Velocidade Veículo B Distância de Segurança do Veículo B
Mantém-se Diminui Aumenta
Aumenta Mantém-se Aumenta
Aumenta Diminui Aumenta
Mantém-se Aumenta Diminui
Diminui Mantém-se Diminui
Diminui Aumenta Diminui
Mantém-se Mantém-se Mantém-se
Aumenta Aumenta Mantém-se
Diminui Diminui Mantém-se

Atenção que nos últimos dois casos, em que a velocidade diminui ou aumenta em ambos os veículos, a distância de segurança do veículo B apenas se mantém se a redução ou aumento da velocidade for exatamente a mesma para ambos os veículos.